terça-feira, 10 de abril de 2012

Trajetória

Sabe...lembrando de como são as coisas...que elas acontecem da maneira como tem que acontecer (ou a medida que estamos prontos).

Eu sempre gostei de estudar, mas teve uma época que eu desisti do Magistério porque não queria ser professora, e fiquei dois anos sem estudar. Comecei a trabalhar em uma empresa têxtil, na produção, até que um dia durante o trabalho eu parei para pensar e me dei conta que não era aquilo que eu queria fazer o resto da vida e decidi que eu ia fazer um curso para secretária (porque eu queria trabalhar em escritório, com computador, que era e ainda é minha paixão).

Fui conversar com o chefe da seção (que todo mundo morria de medo) e ele me disse que como eu trabalhava um sábado sim e outro não, ele não poderia me dispensar para fazer o curso aos sábados, nem preciso falar que eu chorei, néh, porque pensei que nunca mais poderia voltar a estudar e teria que trabalhar o resto da vida na mesma fábrica (como eu era imatura, achava que as coisas duravam para sempre).

Mas ele foi bem bacana comigo, disse que se eu quisesse estudar me daria a maior força se eu fosse fazer um curso técnico no Industrial (escola técnica aqui de Piracicaba), me mudaria de horário e tudo. E foi isso que aconteceu, seis meses depois entrei no Industrial (passei na prova de seleção) para fazer o curso de Técnico em Administração, mudei de horário, me matriculei em um curso de informática e fui estudar.

Quando terminei o curso eu queria trabalhar na área, daí começou outra batalha. Eu só tinha experiência como professora do ensino fundamental e como operadora de máquinas...mas eu queria trabalhar em escritório. Comecei a enviar currículos, a ir em agências de empregos, etc...mas eles só queriam me enviar para entrevistas para vagas na produção. E eu não queria. Teve uma vez que eu fui deixar um currículo numa agência e a atendente ao fazer a conferência dos meus dados me perguntou para que vaga eu estava me candidatando, eu disse que era para auxiliar de escritório e ela olhou meu currículo e me disse bem assim: "Você acha que com esse cursinho você vai trabalhar em escritório?".

Nossa, confesso que foi um tapa na cara! Eu acreditava que com um curso técnico eu teria chance de trabalhar em escritório, mas aquela vaca tinha dito que não. Mais uma vez acreditei que as coisas eram para sempre e fiquei bem decpecionada...até parar para analisar a situação e ver que aquela vaca tinha razão, eu não poderia me acomodar pensando que só porque eu fiz um "cursinho" eu teria o emprego dos meus sonhos.
                                                                                                                                (continua....)

Nenhum comentário: