terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Acontece que a gente não sente por dentro, mas de fora todo mundo vê.

Essa frase é uma das coisas mais verdadeiras que já vi com relação à idade. Acredito que todos nós, no fundo não sentimos o tempo passar a não ser pelas marcas deixadas pelo tempo em nosso corpo. A alma ou qualquer outro nome dado àquilo que define nosso ser, nossa personalidade dificilmente envelhece. E digo isso não para reproduzir um clichê, mas apenas como constatação.

Hoje se cultua muito a juventude, a beleza. Não que eu não goste da beleza, juventude. Não que eu não admire o belo (não o cantor, pelamordedeus). Mas há muito tempo sabe-se que são coisas que não duram para sempre. È o que me incomoda é ver pessoas que julgam que há alguma coisa errada com elas sendo que está tudo perfeito. Pessoas que deixam de ir à praia de biquíni por causa de uma barriguinha saliente. Pessoas que não dançam por vergonha do corpo. Minha irmã, por exemplo, ela cortou o braço uma vez e achou que não era nada, o corte foi pequeno mas foi profundo e como ela não foi ao médico para dar pontos, o corte cicatrizou e ficou uma cicatriz saliente. Por causa disso minha irmã passou anos sem colocar uma blusinha de alça, com vergonha que as pessoas vissem a cicatriz...e na verdade as pessoas só conseguiam ver se reparassem bem. E é assim que acontece, é assim que as pessoas desenvolvem complexos em relação a alguma parte do seu corpo.

Daí o leitor me pergunta. E você...Não tem nenhuma parte do seu corpo que você tem complexo, que você não gosta? Sim, claro que tem. Mas como sou uma pessoa inteligente (e modesta) eu não fico alardeando meus pontos fracos por aí. Até porque quando a gente pensa que é um ponto fraco, a maioria das pessoas não vêem dessa maneira. Pra vocês não dizerem que eu não falei nenhum ponto fraco vou falar um que eu acho.

Os meus dentes, por exemplo, eles são um pouco para frente (por que eu chupava quando criança, é...eu costumava ter esse péssimo hábito). Houve uma época que eu era bem encanada com isso, mas depois passou. Já recebi muitos elogios por causa do meu sorriso. Se bem que agora vou ter que usar aparelho ortodôntico, não só por razões estéticas, mas também por causa da saúde. Se bem que eu vou gostar ainda mais do meu sorriso depois que meus dentes estiverem alinhados. Honestidade, honestidade. Sendo bem honesta, a primeira razão para eu colocar aparelho é sim por causa de saúde, mas confesso que adorei a idéia (apesar de ter consciência que vá sofrer um pouco) é que eu quero estar cm um sorriso exuberante no dia da minha formatura.

Só para concluir esse assunto...eu acredito que quando a pessoa não goste de alguma coisa em seu corpo ela tem todo o direito de fazer alguma coisa para mudar esse fato, mas para tudo há um limite, quando eu digo alguma coisa não estou querendo dizer qualquer coisa...entenderam a diferença? Repito...para tudo há um limite e usar o bom senso não faz mal a ninguém.

Na verdade não era nada disso que eu queria falar...mas agora já foi...

Nenhum comentário: