sexta-feira, 22 de junho de 2012

O lado B do meu pai

Meu pai também tinha seu lado bom...tenho poucas mas boas lembranças dele de quando eu era criança, pois apesar das brigas entre ele e a minha mãe, ele não brigava com a gente ...lembro de quando ele me levava no bar e comprava um monte de doces, lembro dele quando eu ia falando os nomes dos lugares, eu nem sabia ler mas decorava rapidinho cada lugar que ele falava e lembrava tudo depois....lembro que ele me achava uma criança inteligente (e modesta, claro!)...

Todas as pessoas que o conheceram sempre disseram coisas boas a seu respeito, que era um homem muito bom quando não estava bêbado, minha mãe inclusive sempre disse isso e sempre nos incentiou a procurá-lo, ela sempre deu a maior força para que nos mantivéssemos em contato com ele.

E por mais que algumas coisas não tenham dado certo e/ou tenham acontecido da maneira como aconteceu, eu também procuro guardar só as boas memórias que tenho dele. Hoje eu entendo que ele tinha uma doença séria que é o alcoolismo, que essa doença acabou abrindo as portas para uma doença como o câncer.

Se eu gostaria que as coisas tivessem sido diferentes? Sim. Se eu gostaria que meus pais nunca tivessem se separado? Sim. E quando eu era criança esse era o meu maior desejo.

Gostaria de ter entendido muitas coisas antes que ele tivesse falecido, gostaria que ele também tivesse entendido que precisava de ajuda e que poderia controlar e conviver com essa doença, gostaria de tê-lo conhecido melhor, gostaria que muitas coisas tivessem sido dferentes. Mas a vida não é assim e ninguém vive de SE, não é mesmo?

E também quem sou eu para julgar o que é certo ou errado? Não sou ninguém. Cada um faz as coisas com a compreensão que tem no momento, cada um tem seus defeitos e qualidades, e por isso mesmo suas limitações.

Mas eu acredito na mudança das pessoas, acredito que todo mundo mereça uma segunda chance. Não sei como isso acontece, o que é necessário para desejar mudar, para ter forças para mudar, em que momento a pessoa decide isso...mas eu sei que é possível.

"Os sábios dizem que as grandes transformações interiores e comportamentais se dão pelo amor ou pela dor".

Nenhum comentário: