segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ahhh...a diversidade

Ontem um dos temas centrais de nossa conversa foi em torno de preconceito, religião. Eu fui criada na religião católica, não vou à missa com frequencia...na verdade já pensei em aderir ao ateísmo, mas não consigo acreditar que não exista uma força maior por trás de tudo o que existe.

Eu gosto de ir na Catedral no centro para rezar, quando estou passando por lá sempre que eu tenho um tempinho eu paro, me sento num dos bancos e fico conversando com Deus...agradeço, pergunto, dou broncas, ou apenas fico em silêncio contemplando o desenho dos vitrais, a imagem dos santos, os quadros. Gosto da escuridão (só as luzes do sol através dos vitrais iluminam a igreja de dia) e também da sensação de quietude. Gosto também da imagem de Nossa Senhora...e da de Santo Antônio, que é o Padroeiro da cidade...se bem que Santo Antônio ultimamente tem me aprontado cada uma...

Falar sobre religião é complicado, pois mesmo pessoas que recebem os mesmos ensinamentos sentem e veêm as coisas de maneira diferentes. E aceitar a diversidade, aceitar que nem sempre (ou quase sempre) as pessoas não pensam da mesma maneira que nós é que provoca a discussão. Mas a diversidade está em tudo: na maneira como cada um foi educado, no que cada um prefere gastar seu dinheiro, nos gostos pelas comidas, bebidas, no time de futebol do coração, etc, etc...

Pode ser que encontremos muitas pessoas com as quais vamos nos identificar ao longo da vida...essas pessoas se tornarão nossos amigos, namorados ou serão pessoas de nossas famílias...mas mesmo essas não gostarão e acreditarão em tudo que nós acreditamos e gostamos...com certeza cada um vai ter suas crenças e valores, seus gostos...mas isso não impede que sejam próximas e que gostem da gente e a gente delas.

Um assunto leva a outro...e conversamos também a respeito dos homossexuais, tem uma danceteria aqui em Pira (E-dub Club) que eu e meus amigos temos a maior vontade de conhecer, menos um que é tooootalmente contra (esse radicalismo é em relação a tudo), um outro amigo (que não tinha ido ontem) já foi em uma festa a fantasia lá nessa danceteria e achou bacana (deixou o resto da turma puto porque todo mundo queria ir, menos o radical, claro). Estamos combinando de ir lá conhecer e não vai demorar.

Nenhum comentário: