quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Irritação total

Ontem, como estava chovendo, fui de ônibus na faculdade. Eu não tinha crédito no meu cartão e também não tinha dinheiro trocado, estava com R$ 5,00 para comprar passe dentro do ônibus. Aqui em Pira funciona assim: tem o cartão TIP, que é parecido com um cartão de telefone, só que mais rígido e funciona de maneira similar, quer dizer, você compra uma quantidade de créditos e vai usando (sendo que só com o cartão TIP é possível fazer Integração, ou seja, pegar outro ônibus no intervalo de uma hora) e tem também os bilhetes avulsos, que são vendidos nos terminais ou no interior dos ônibus. E é aqui que está o problema, essa venda de bilhetes dentro dos ônibus, isso acontece porque quem vende os bilhetes são os próprios motoristas.
Eu entrei no ônibus (aqui a gente entra pela porta da frente) e falei para o motorista que eu queria um 'passe', ele me disse que não tinha, que era para eu comprar no terminal...ótimo, só que eu teria que ir em pé ali na frente até chegar no terminal (o que demora uns 20, 25 minutos). Eu já fiquei puta da vida com isso, porque eu queria passar a roleta e me sentar e poder dar uma olhada na matéria que eu ia fazer prova. Fiquei em pé lá na frente me sentindo uma idiota.
Nessas horas as pessoas são solidárias... depois de uns 10 minutos veio um senhor e perguntou se eu estava sem dinheiro....eu tirei meu cincão do bolso e mostrei para ele ver que eu tinha dinheiro, ele perguntou se eu queria comprar um passe dele, eu perguntei se ele tinha troco pro meu cincão, ele falou que quando eu chegasse no terminal eu trocava e dava o dinheiro para ele. Daí pensei comigo...se eu comprar o passe com ele vou ter que chegar no terminal (que a essa hora deve estar bombando), ter que ir até o guichê, trocar meu cincão, tudo isso com o senhorzinho atrás de mim e vou perder o ônibus para a faculdade e ter que esperar no mínimo uns 20 minutos e chegar atrasada na prova. E já como eu estava em mais da metade da viagem e estava em pé até aquela hora, agradeci e falei para ele que quando eu chegasse no terminal eu resolvia, porque o certo era ter passe para comprar com o motorista.
Por que que eu fui dizer isso....o motorista, que também era senhorzinho me disse:
--- Eu não sou obrigado a vender passe dentro do ônibus!
Eu falei:
--- Eu não estou dizendo que o senhor (a título de indivíduo eu quis dizer) é obrigado a vender passe....Mas ali (apontando para o adesivo na frente do retrovisor onde tem o valor da passagem no cartão TIP e o da venda à bordo) tá escrito que vende passe dentro do ônibus.
E ele:
--- Mas eu não sou obrigado a vender, vende quem quer...eu sou motorista, não sou cobrador.
(aí que caiu minha ficha: o sindicato dos motoristas trava uma briga com as empresas de transporte aqui de Pira para que não seja permitido que os motoristas vendam bilhetes dentro dos ônibus, pois estariam acumulando duas funções: a de motorista e a de cobrador, pelo que eu entendi, dentro do ônibus está vendendo quem quer...óóótimo para eles...mas como eu vou adivinhar????...além do mais o adesivo continua ali falando que vende bilhete à bordo, deveriam mudá-lo então para venda à bordo...se o motorista quiser!)
Eu:
--- Por isso que eu não falei nada com o senhor, se tivesse cobrador eu já tinha pago e estava lá trás sentada.
E ele continuou:
--- Eu não sou abrigado a vender passe dentro do ônibus.
Ai...daí já não aguentei e expliquei para ele:
--- É isso que estou falando. O senhor tem toda razão, se o senhor não quer vender passe dentro do ônibus o senhor está certo. Porque se o senhor vender estará acumulando duas funções, a de motorista e cobrador. Só que ali (eu apontando para o adesivo) está escrito que vende passe dentro do ônibus, por isso que eu estou querendo comprar um passe e acho que deveria ter. Agora eu não vou comprar o passe daquele senhor ali e depois ter que descer no terminal e correr para trocar meu dinheiro para dar o troco para ele, sendo que dentro do ônibus deveria ter o passe e o troco.
Daí ele falou:
--- Mas você não sabia que ia pegar o ônibus, já tem que vir com o dinheiro trocado. Ou colocar crédito no cartão (cartão TIP).
Quase que eu mando ele para a piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....Mas falei:
--- Olha, eu também não sou obrigada a andar com dinheiro trocado, eu tenho R$ 5,00 e esse dinheiro dá para pagar a passagem, nessa chuva (estava uma chuvona) o senhor acha que eu ia trocar o dinheiro onde?...ainda mais atrasada para a faculdade.
Daí ele voltou para o discurso anterior:
--- Eu não vendo passe dentro do ônibus...quem quiser vende, mas eu não vendo...
Eu falei a última vez:
--- O senhor me desculpe, mas não estou falando que é o senhor que está errado e sim a empresa...alí está escrito que vende passe dentro do ônibus....se o senhor está certo eu também estou porque eu não estou pedindo para andar de graça, tenho dinheiro para pagar a passagem, mas não tem passe para comprar,...
Daí ele resolveu ficar quieto e eu também não falei mais nada...também a essa altura a gente já estava na Armando Salles perto do Terminal.
Eu estava fuzilando de raiva ainda quando o ônibus parou no terminal....desci e corri pegar o ônibus para a faculdade que já estava chegando.
Você pagou a passagem?... Nem eu...os R$ 2,35 ficou pelo absurdo de eu ter que vir em pé com um monte de lugar para sentar, segurando meu fichário, ter que ouvir o motorista dizer que eu estava errada e além de passar o maior carão com todo mundo achando que eu estava sem dinheiro, fora a discussão com o motorista....
Pensa comigo:
- Se eu preciso comprar um passe avulso é porque eu não tenho crédito no cartão TIP, daí não importa o motivo: eu posso não ter dinheiro para colocar crédito, porque o mínimo são 10 à R$ 2,10 cada, ou pode ser que eu não use o ônibus com frequência, etc.
- Se é divulgado que pode-se comprar o bilhete avulso nos ônibus...como eu vou saber que os motoristas, ou alguns deles não vendem.
- Eu não sou obrigada a comprar o passe de algum passageiro e depois ter que ir até o terminal e trocar o dinheiro para devolver o troco (e se meu ponto fosse antes do terminal?)...ainda mais indo para a faculdade fazer prova.
Sinceramente não sei como vai ficar essa situação das passagens....o motorista com certeza tem razão de lutar pelos direitos dele, mas para isso ele não pode passar por cima dos direitos dos passageiros...daí vira bagunça.

***

Cheguei na faculdade e estava sem energia elétrica, encontrei um pessoal da minha classe e ficamos fazendo hora até a luz voltar. Não demorou muito não. Sabe o que foi pior?...me disseram que ainda eram 18:45h...isso quer dizer que eu dicuti com o motorista senhorzinho, me estressei, vim embora sem pagar o ônibus...tudo achando que eu estava atrasada para a prova e cheguei super cedo na facul, porque a aula começa às19:20h...táh, eu ainda acho que estou coberta de razão....mas deu uma dorzinha na consciência...
A prova não estava fácil, foi com consulta, mas sabe aquelas consultas que se você não entende a matéria você não consegue fazer...pois é...a prova de ontem era uma dessas.

***

Trabalho de contabilidade: é....aquele mesmo... do bendito grupo...ontem terminei a prova e fui para a biblioteca esperar o pessoal...resultado...só a megalomaníaca apareceu, os outros dois "colaboradores" deram no pé...mas como sempre ela (a mega) só defendeu o amigo, tacou o pau na outra que ela queria tirar do grupo. Se bem que eu dei um pouco de razão também, afinal ela ficou de digitar a parte dela e deixou a gente na mão...sendo que temos que entregar o trabalho hoje. Liguei cedo para ela mandar a parte digitada para colocarmos tudo junto...enquanto eu e Mega terminamos de revisar a nossa parte e nos correspondemos por e-mail para tentarmos terminar o trabalho até a hora da aula.

***

Finalmente chegou meu celular...mas ainda tenho que ir na loja da D.Vivo para habilitá-lo...vou passar lá hoje.

Nenhum comentário: