quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Liberdade

"Liberdade é nosso mais precioso direito"...mas será que nos dias de hoje somos realmente livres???...Acredito que não. Por mais que tenhamos a sensação de que hoje somos mais livres do que antigamente, que hoje podemos fazer o que nos dá na idéia...realmente eu não vejo as coisas desta maneira. Ahhh...mas alguém pode argumentar: temos liberdade de imprensa (??), podemos ir e vir para onde quisermos (??), os relacionamentos são mais abertos (??), as famílias dialogam (??)....eu me pergunto...será????

Pode até ser que a vida na sociedade seja mais livre, que as pessoas (pelo menos as que têm coragem) possam assumir sua verdadeira personalidade, lutar pelos seus sonhos. Mas acredito também que a liberdade individual não seja tão respeitada. Para alguém assumir sua verdadeira pesonalidade ela tem que ter muita coragem e saber realmente o que deseja. E nem sempre isso é fácil, principalmente se vai de encontro ao que a família e amigos esperam dela.
Na verdade esse negócio de corresponder ao que os outros esperam da gente também é uma roubada: eu, por exemplo, quando era criança dizia que queria ser professora. Passava horas dando aulas para alunos imaginários, corrigindo provas, escrevendo na lousa, aliás, acredito que eu queria ser professora só para escrever na lousa. Até hoje acho o máximo escrever na lousa.

Quando eu terminei a 8º série, nem tive dúvidas, prestei vestibulinho e entrei na melhor escola de Magistério da época aqui em Pira (passei em 3 º lugar e tudo...mas isso é assunto para outro post), porque antes a gente fazia curso técnico e o colegial (ensino médio) juntos. Mas quando estava quase completando os 4 anos de curso eu desisti...desisti porque eu vi que estava apenas tentando realizar um sonho que não era meu. Minha mãe sempre sonhou em ser professora, como não teve oportunidade transferiu o sonhos para as filhas, sempre deu a maior força para que eu ou minhas irmãs seguissem a carreira (não que esta hipótese esteja totalmete descartada). Eu seria aquela que iria realizá-lo, mas para me afirmar como pessoa eu tive que fazer minhas próprias escolhas. Ela entendeu.

O que estou querendo dizer é que mesmo tendo liberdade (ou a sensação de liberdade) não somos livres. E desconfio que nunca chegaremos a ser. Há as imposições da sociedade, imposições na maioria das vezes hipócritas, camufladas. Imposições que fazem com que as pessoas procurem sempre serem jovens, serem bonitas, serem magras, por exemplo. Imposições que priveligiam os ricos, os que tiveram acesso aos estudos. É um tipo de imposição sutil e só a pessoa que passa pela situação muitas vezes consegue perceber.

Eu não consigo acreditar que é livre uma pessoa que luta constantemente com a balança, que faz de um tuuudo para ser mais jovem, para ser famosa...não acredito que seja livre. A liberdade que mais falta hoje em dia é a liberdade da alma, do pensamento e da consciência. Ao mesmo tempo em que se é livre não se é....ou talvez seja realmente verdade que nosso único inimigo se encontre dentro de nós mesmos.

Nenhum comentário: